Tem cabelo que é difícil mesmo, você reza, faz simpatia, estica bem, faz promessa e mesmo assim, nada dele crescer. E o pior de tudo é que você queria mesmo que ele estivesse mais compridinho para o final do ano.
O problema é o seguinte: mesmo que o normal seja o cabelo crescer cerca de dois centímetros por mês – segundo os especialistas – não é sempre que nós notamos isso. Outro problema pode ser a falta de hidratação e de cuidados básicos para com os fios. “Isso pode deixar os fios mais quebradiços, sem vitalidade e mais ressecados, o que impossibilita o seu crescimento natural”, informa Rosely Grossmann, química responsável pela formulação da linha Éh Cosméticos.
Além de tudo, ainda há aquela gama de inimigos que insistem em conviver lado a lado com as nossas madeixas: poluição, sol, vento, chuva, ar condicionado, cloro da piscina e sal do mar, tratamentos químicos fortes, coloração e descoloração, entre outros.
A verdade é que muitos dermatologistas e tricologistas não acreditam que haja uma “fórmula mágica” para fazer os fios crescerem mais depressa. Independente de existir ou não, não custa nada dar uma cuidadinha a mais dos cabelos. Esse cuidado vai desde a alimentação, até a mudança de alguns hábitos e a ida freqüente ao salão para hidratações e tratamentos mais poderosos.
Se você for uma boa aluna, vai perceber em pouco tempo as mudanças positivas nos seus fios. Desse modo, fica mais fácil ele crescer conforme a natureza manda, ou seja, dois centímetros por mês.
Antes de mais nada, é bom frisar que, dependendo da forma do seu cabelo (cacheado, ondulado ou liso), o crescimento dos fios pode ser mais ou menos notável. Isso significa que é mais difícil você perceber se o cabelo crespo ficou maior. O cabelo liso, por exemplo, cresce apenas para baixo, sem fazer voltas, ficando mais fácil perceber o tão desejado crescimento.
Agora pode ir parando com as rezas, promessas e simpatias. Pegue uma régua e mãos à obra. Pode medir o resultado no final.
1-Cuidados básicos
Cabelos quebradiços, com pontas duplas e o chamado “corte natural” – quando as pontas dos cabelos já estão tão fracas a ponto de o fio se partir sozinho – dificultam o crescimento natural dos fios e podem acentuar a queda. Para acabar com isso, siga algumas dicas básicas de profissionais e experientes no assunto.
- Durante a lavagem, não deixe cair água quente no couro cabeludo. “Isso pode irritá-lo, gerar feridas e deixar os fios mais oleosos, o que certamente deixaria o crescimento mais lento”, alerta Rosely Grossmann.
- Procure pentear seus cabelos começando pelas pontas e depois subindo, de preferência com um pente de madeira.
- Não “sobrecarregue” seus fios com excesso de produtos, principalmente gel, laquê, silicone e spray de fixação. Utilize um shampoo anti-resíduo uma vez por semana.
- Proteja as pontas dos cabelos com leave-in hidratante em de preferência com FPS
- Seque os cabelos com no mínimo 15 centímetros de distância entre o secador e os fios.
- Jamais prenda os cabelos enquanto estiverem úmidos ou molhados.
- Não abafe o couro cabeludo com chapéus e bonés. Procure utilizá-los apenas para proteger-se do sol e em ambientes fechados, retire-os.
- Utilize esfoliante para couro cabeludo uma vez por semana. “Essa é uma dica legal para limpar bem o couro cabeludo e retirar as impurezas. Isso vai deixar o cabelo menos oleoso e sem acúmulo de produtos”, afirma a química da Éh Cosméticos.
- Jamais passe condicionador na raiz. “O pH dos condicionadores é ácido e não é apropriado para a raiz capilar”, conta Rosely.
- Ao esfregar o shampoo nos cabelos, utilize as pontas dos dedos e não as unhas.
- Procure viver com menos estresse. “Ele pode acentuar a queda e dificultar o crescimento dos fios”.
- Problemas hormonais ou inconstância de humor também podem prejudicar os fios e alertarem sobre doenças mais graves. Procure um endocrinologista.
- Corte os cabelos uma vez a cada dois meses para não ocorrer o surgimento de pontas duplas e quebradas e manter o chamado “corte natural” fora de cogitação. “Cortar o cabelo é essencial para fazê-lo crescer, por mais que isso pareça contraditório. Isso porque as pontas, quando estão fracas, impedem o balanço natural dos cabelos e deixam os fios mais quebradiços. E cabelo fraco é sinônimo de cabelo curto. Não tem jeito”, alerta Marina Silveira, do salão Sammy Class.
- Lave os cabelos no mínimo em dias alternados. “No Brasil, não temos a necessidade de lavarmos menos os cabelos. Dá para lavar todo dia, sim, e isso evita o acúmulo de impurezas e mantém o fio sempre limpinho. Cenário ideal para o crescimento dos mesmos”, afirma Rosely Grossmann.
- Lave toda a semana seus pentes e escovas. Isso evita que você pegue alguma doença no couro cabeludo e mantém seus cabelos sempre limpos. “De nada adianta lavar os cabelos se o pente estiver sujo, concorda?”, diz, Rosely.
- Se você faz chapinha, descolore, é adepta da escova progressiva, dos alisamentos e dos relaxamentos, e frequentemente tinge os fios, melhor cuidar melhor deles. Faça hidratações em casa semanalmente e nos salões, quinzenalmente. Além disso, procure produtos específicos para cabelos quimicamente tratados.
- Mesmo que seu cabelo seja o que chamamos de “virgem”, vale à pena fazer hidratações em casa. Uma vez a cada quinze dias é suficiente.
Leia também: Receitas caseiras para os fios
2-Cuidados especiais
Além dos cuidados básicos necessários para manter os cabelos mais saudáveis e, portanto, mais aptos a crescerem mais rapidamente, são necessários alguns cuidados mais elaborados, que certamente trarão mais saúde a você e mais vitalidade e beleza aos seus fios.
- “Se o ideal é fazer as madeixas crescerem mais depressa, é interessante procurar produtos com marcas que tenham bastante ativos e extratos naturais e orgânicos, como plantas, vitaminas, raízes e frutas”, indica a formuladora Rosely.
Leia mais: Frutas para dar vida aos fios
- Não se prenda a produtos baratos. “Não dá para escolher o produto só pelo preço. Muitas vezes eles não são bons o suficiente para seus cabelos e nem possuem esses ativos em quantidades adequadas”, completa Rosely.
- Uma dieta balanceada é o “start” para obter cabelos saudáveis. Com o organismo funcionando adequadamente – inclusive o intestino – o resultado positivo é visível nos fios.
Leia mais: Vale a pena alimentar o cabelo?
- A prática freqüente de atividades físicas, principalmente exercícios aeróbios, ajuda a manter o organismo funcionando adequadamente, melhorando a aparência da pele e dos cabelos.
- Dormir com qualidade e no mínimo cinco horas por dia é essencial, inclusive para a saúde dos fios. Aqueles que dormem pouco podem ter mais estresse e são mais propensos a comer mal. Cuidado!
Leia mais: Dormir ajuda na beleza e na saúde
3- Dicas úteis
- Para o crescimento dos fios, utilize produtos à base de proteínas, trigo, leite e arroz. E capriche na alimentação destes também.
- Vitaminas A, C, E, F e zinco também são bons aliados. Porém, em vez de colocar aquelas famosas cápsulas no seu shampoo, procure inseri-las na sua alimentação diária. Para potencializar os benefícios, procure cosméticos que as contenham também.
- “Para saber se o seu cabelo é saudável, basta ver se ele possui brilho. O primeiro sinal de um cabelo mal tratado ou sem vida é justamente quando ele não está brilhante”, afirma Rosely Grossmann.
Portanto, trate de dar mais brilho aos seus fios, garota. Caso contrário, já sabe: cabelos curtos, sempre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário